Compartilhar

3/22/2006

caráter - SCHOPENHAUER

" ... Na vida, quando queremos agarrar ou possuir algo, devemos deixar muitas coisas à direita e à esquerda e renunciar a diversas outras. E, se não soubermos lidar com tal fato e, ao contrário, tentarmos pegar tudo o que nos atrai pelo caminho, como crianças na feira, é porque temos aspirações insensatas de transformar numa superfície a linha de nossa vida. Corremos em zigue-zague, vagando aqui e ali, e não conseguimos nada."

Mais uma pérola:

"Apenas quando descartamos todas as pretensões estranhas àquilo que escolhemos é que podemos buscar com seriedade e sorte a aspiração determinada, seja ela para o prazer, para as honras, para a arte ou a virtude. O simples querer e o simples poder não são suficientes em si: o homem deve também saber o que quer e saber o que pode: somente assim mostrará ter caráter..."

PS.: boa explicação do por que muitos homens não têm caráter... Não sabem o que querem. Ou melhor, querem tudo, quando na verdade não podem ter tudo. Acho que vou dispensar a dra. Elza. Schopenhauer é meu guru.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Homens e mulheres, né? Não é um problema do sexo...

9:19 AM  
Blogger Coisas de Mães said...

Eu sei, Nani, é verdade. Foi força de hábito. Foi maldade mesmo. Foi raiva, aliás. Foi tudo misturado.

11:50 AM  

Postar um comentário

<< Home