Compartilhar

11/13/2006

Detector de Mentiras

Não sei se isso já aconteceu com você, mas os últimos meses têm sido tão reveladores para mim que às vezes me pergunto em que mundo estava. São tantas decepções e falsas impressões que eu tinha sobre os ouytros, que chego a duvidar da minha esperteza.
Seria eu muito boa ou muito ingênua? Não sei, mas prefiro acreditar que o problema não é comigo. Ser boa, ter caráter, e viver em paz com a minha consciência ainda são qualidades neste mundo onde reinam o egoísmo, a mentira e a vaidade. Lembra aquele cutucão que Cazuza deu, certa vez? "Suas idéias correspondem aos fatos?" Pois é, eu prefiro ser assim. "Quem quiser gostar de mim, eu sou assim." Não tem coisa mais autêntica que esse refrão de Meu Mundo é Hoje, de Paulinho da Violoa. Feliz aquele que vive, de fato, de acordo com os ideias que cultiva, com os valores que preserva.
Ah, que bom seria ter um detector de mentiras para fugir dessas pragas que abusam da retórica e nos convencem de que são o que não são. Isso evitaria tantos estragos; pouparia corações que se dilasceram; pouparia lágrimas derramadas. Ah, quanta maldade seria evitada! Quem sabe até reduziria o número de maus-caracteres no mundo?
Não importa... O que eles não sabem é que, na reta final, o passado é quem responderá por seus atos. Podem até maquiar a resposta, ou silenciar diante daquilo que não quer que os outros saibam, mas isso é inútil.
Quantas pessoas você feriu? A quantas pediu perdão?
Quantas mentira você sustentou?
Quem vai sentir sua falta, para valer? Diga!
É a soma dos nossos dias que assina o nosso inventário. Lá no finalzinho, a vida que contruímos é que se revelará o mais eficiente detector de mentiras. E, se Deus quiser, a minha consciência continuará tranqüila... Podem me chamar de ingênua, eu sou assim.
Quem quiser gostar de mim, eu sou assim.

1 Comments:

Blogger Héctor Ojeda said...

Sí, hay muchas cosas falsas por alli, pero la riqueza de tu espiritu se sostiene en la verdad que hay en tu corazón y si te reconoces una persona bonita, nunca te faltará amor del bueno que sale de tí. Beijos.

1:54 PM  

Postar um comentário

<< Home